img
No terreno
Alzheimer Portugal

Voluntários para Cafés Memória

Nome do projeto:

Voluntários para Cafés Memória

Tipo de voluntariado:

No terreno

Duração mínima:

1 mês

Sobre o projeto:

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e Cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social. Os encontros decorrem em sessões estruturadas, não clínicas, num espaço informal e protegido, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social. O Café Memória promove a interação entre pessoas com experiências semelhantes e a participação dos utilizadores em atividades lúdicas e estimulantes, num ambiente reservado e seguro em que é oferecido apoio emocional e informação útil. A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado. Os encontros realizam-se uma vez por mês, com sessões de duas horas e iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou a realização de atividades. Contempla também uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos. Conheça o Café Memória mais próximo de si: https://www.cafememoria.pt/locais-1

Necessidades do projeto:

Se é uma pessoa comunicativa, com capacidade para escutar e criar empatia, desperta para a temática dos problemas de memória e da Demência e está motivada para participar neste projeto, faça já a sua candidatura. Após candidatura, e antes de fazer parte da equipa, vai receber uma Formação Online de modo a estar bem preparado para desempenhar as suas funções. A Formação será nos dias 6,11 e 13 de outubro das 17h às 19h30.

Língua do projeto:

portugues

Local:

portugal

Cidade:


Fundada em 1988 pelo Professor Doutor Carlos Garcia, com a designação de APFADA (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer), a Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída para promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Tem cerca de dez mil associados em todo o país.

Candidata-te
* os seguintes campos são de preenchimento obrigatórios